Skills Learning: como estimular o aprendizado de hard e soft skills entre seus colaboradores?

Skills Learning: como estimular o aprendizado de hard e soft skills entre seus colaboradores?

Você já ouviu falar nos termos hard skills e soft skills? Sabe a importância de cada um deles para a sua empresa?

Se você ainda não está familiarizado com esses conceitos, a VOOA vai te ajudar a entender do que trata cada um deles e como melhorar o desempenho e o ambiente profissional a partir de treinamentos que estimulem o desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores.

A tradução desses termos não é literal, eles representam conceitos que envolvem basicamente duas áreas de competências e habilidades. São aquelas de ordem prática e as comportamentais, ambas muito importantes no ambiente profissional e que colaboram para o bom desempenho de uma empresa.

Conhecendo as hard skills

As empresas contratam seus colaboradores baseadas principalmente  nas hard skills apresentadas por eles, que são as habilidades e competências adquiridas com as formações técnicas e profissionais. 

Elas envolvem conhecimentos práticos, como cursos de línguas,  como o conhecimento em uma área de atuação ou em ferramentas computacionais, por exemplo.

As hard skills são aquelas competências apresentadas no currículo e que podem ser confirmadas a partir de certificações ou podem ser facilmente testadas pela empresa que pretende contratar um novo membro.

Mas, as habilidades técnicas são apenas uma parte daquilo que faz uma equipe prosperar, hoje as soft skills também são amplamente reconhecidas pelo impacto que geram no bom desempenho de funções e na manutenção de um ambiente de trabalho adequado.

O que são as soft skills?

As soft skills são, basicamente, as competências comportamentais e interpessoais, que estão também relacionadas à inteligência emocional. Elas permitem desenvolver relações positivas com o grupo de trabalho e com os clientes da empresa.

Envolvem habilidades como uma comunicação eficaz, empatia, colaboração, organização e planejamento, flexibilidade, resiliência, a capacidade de trabalhar sob pressão e resolver problemas, entre tantos outros aspectos.

Essas habilidades são aquelas que nem sempre estão visíveis no momento da contratação, embora já existam muitos processos que buscam identificar soft skills que são importantes para cada ambiente corporativo.

O importante é que, embora elas não sejam aquilo que abre as portas para uma nova contratação, são fundamentais para a manutenção de um colaborador e para que ele desempenhe bem suas funções dentro de uma empresa.

Hoje existem muitos treinamentos voltados para o desenvolvimento dessas competências, que são buscadas de forma autônoma, por pessoas que querem se destacar no mercado de trabalho, ou são oferecidas como parte da formação profissional e pessoal ofertada por empresas que já entenderam como as soft skills são necessárias para a melhor o desempenho geral das organizações.

Learning Skills para empresas

Muitas pessoas ainda têm a visão de que esse tipo de competência envolvendo as soft skills não podem ser ensinadas, que cada sujeito tem seu próprio “jeito de ser”. 

Mas os novos treinamentos voltados para essa área têm demonstrado o contrário. Qualquer pessoa é capaz de desenvolver novas habilidades comportamentais e novas formas de se relacionar com os demais membros da equipe. 

O que é importante nesse processo é compreender as demandas de cada organização e desenvolver um modelo de Learning Skills que vincule tanto a ampliação da formação técnica quanto o desenvolvimento de novas habilidades comportamentais e de inteligência emocional.

O projeto Learning Skills  envolve uma concepção de formação continuada que engloba hard e soft skills, buscando melhorar processos e a qualidade do ambiente de trabalho. 

O investimento na qualidade da formação dos colaboradores é uma forma de engajar, de disseminar a cultura da empresa, padronizar processos e criar um ambiente favorável para o bom desempenho das funções. Tudo isso gera retorno para todos os envolvidos, ampliando as competências da equipe e a competitividade da empresa.

Quer montar um planejamento e estimular o desenvolvimento de sua empresa a partir de seus colaboradores? Entre em contato com a VOOA para desenvolver um projeto personalizado e completo de Skills Learning. Invista na formação contínua necessária para manter a qualidade num mercado que exige destaque.

A governança em empresas familiares
05 jul 2022

A governança em empresas familiares

Realizar a implantação da governança, seja ela familiar, corporativa ou patrimonial, nada mais…

Importância do Processo de Tomada de Decisões
29 nov 2021

Processo de tomada de decisões: Você sabe por que ele…

As decisões fazem parte do nosso cotidiano, sem parar. Desde o momento…

Escrito por

Thiago Sousa