Soft Skills: O que são, 10 principais exemplos e como desenvolvê-las
As relações de trabalho em todo o mundo têm mudado constantemente. Cada vez mais as habilidades comportamentais são levadas em conta na hora de uma contratação.
As famosas soft skills têm sido cada vez mais colocadas em pauta no mundo corporativo.
Mas afinal, o que são soft skills?
O que são soft skills?
As soft skills, em sua tradução literal, significam “habilidades interpessoais”, ou seja, são as habilidades que um colaborador possui para lidar consigo mesmo e com os outros a sua volta. Diferente das hard skills, as soft skills têm um caráter mais subjetivo, e não podem ser mensuradas.
Alguns exemplos de soft skills que são bastante observadas, são a inteligência emocional, a assertividade e uma boa comunicação em equipe. Isso porque cada vez mais as organizações entendem que o trabalho de uma equipe tem que ser integrado, e para isso, a harmonia do time é essencial. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com situações que envolvem sua habilidade de lidar com pessoas, mais desenvolvidas são suas soft skills.
É extremamente vantajoso para uma organização contratar um colaborador que tenha soft skills bem desenvolvidas. Uma dessas vantagens é a criação de um ambiente de trabalho mais unido, engajado, onde a tomada de decisões acontece de forma mais rápida e ágil.
Além disso, colaboradores que possuem determinadas soft skills, em geral, costumam ser proativos, ajudando na tomada de decisões e visualizando soluções “fora da caixa” para possíveis problemas do negócio.
Principais soft skills
Não existe uma tabela pré-estabelecida com as principais soft skills, cada colaborador é único e irá desenvolver suas próprias skills de acordo com suas experiências e vivências. Além do que, cada área de atuação exige mais, ou menos, determinados tipos de habilidades.
Algumas soft skills são:
- Inteligência emocional,
- Pensamento criativo;
- Trabalho em equipe;
- Gestão do tempo;
- Capacidade de trabalhar sob pressão;
- Comunicação assertiva;
- Flexibilidade;
- Capacidade de liderança;
- Segurança;
- Motivação.
Cada organização valoriza cada soft skill de uma forma diferente, mas elas são igualmente importantes e devem ser sempre trabalhadas e desenvolvidas.
Em 2019, o Fórum Econômico Mundial (FEM) alertou para transformações iminentes, com destaque para a necessidade urgente de requalificação e do letramento digital para que as pessoas possam ingressar, atuar e se manter profissionalmente ativas em meio à revolução tecnológica e à crescente automação.
Em 2020, a lista das habilidades mais importantes considerando o atual momento em que vivemos foi divulgada, e hoje nós trouxemos um resumo dela para você.
- Liderança e influência social;
- Uso e controle da tecnologia;
- Design de tecnologia e programação;
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
- Resiliência e tolerância ao estresse;
- Pensamento analítico e inovativo;
- Resolução de Problemas complexos;
- Criatividade;
- Raciocínio e ideação;
- Pensamento crítico.
Inteligência Emocional
Uma pesquisa realizada pela PageGroup, uma consultoria líder mundial em recrutamento, revelou que a soft skill mais buscada no cenário nacional pós pandemia será a inteligência emocional. Possuir a habilidade de conhecer e avaliar seus próprios sentimentos e trabalhar bem em equipes, lidando bem com o sentimento dos seus colegas, será uma skill extremamente valorizada.
Como desenvolver suas soft skills?
Embora as soft skills sejam subjetivas e não possam ser mensuradas, elas também podem, e devem, ser trabalhadas. Seja por uma decisão própria ou uma busca coletiva no ambiente corporativo, desenvolver uma soft skill significa compreender que cada vez mais a gestão das organizações terá o foco nas pessoas e em suas habilidades. Invista em palestras e workshops, compartilhar experiências com profissionais experientes é uma excelente oportunidade para que você desenvolva suas skills. Participe de cursos e mentorias específicas, as atividades compartilhadas nesses eventos representam grandes oportunidades para o desenvolvimento de soft skills, já que o trabalho em equipe e a interação nestes ambientes é parte importante do seu processo de desenvolvimento.
Aprenda com suas experiências profissionais passadas, e veja que seus erros foram uma oportunidade de aprendizado. Invista em networking, esses espaços e relações são ideais para compartilhar experiências, conhecimentos, e aprimorar suas habilidades interpessoais.
Aqui na Escola VOOA nós acreditamos que as soft skills andam lado a lado com as hard skills. Conheça nosso processo de aprendizagem e desenvolva suas skills conosco!
Releted Tags
Related Post
Transformação Digital, Complexidade, Pessoas e Futuro
Falar de transformação digital é falar de gente, nunca de tecnologias, é…
Gestão da Inovação: Inovar não é apenas ter ideias!
Para você, o que significa inovação no ambiente corporativo? Contratar colaboradores ousados?…