Como descrever soft skills no currículo?
As soft skills, ou habilidades comportamentais, têm sido cada mais levadas em conta na hora das contratações. Este tipo de habilidade está diretamente ligado a fatores comportamentais e psicossociais, e por este motivo, diferente das hard skills, as soft skills não podem ser mensuradas.
Desta forma, elas se tornam muito mais difíceis de serem descritas em um currículo. As hard skills não encontram esse problema, já que descrever sua formação acadêmica é muito menos complexo do que descrever suas habilidades comportamentais.
Como incluir soft skills no currículo?
Não existe uma fórmula pronta para descrever as soft skills nos currículos. No entanto, existe um conceito que vale a pena ser observado.
Não liste as soft skills como se fossem uma série de características que devem ser levadas em conta para sua contratação. Fazer isso pode parecer “forçado”, além do que, o recrutador não saberá se o que está escrito é verdade ou mentira sem ter algum conhecimento prévio sobre você. As soft skills não podem ser mensuradas, por isso, descreva-as de forma diferente.
Fale sobre suas experiências
Descrever as soft skills que você possui em forma de experiências é melhor do que simplesmente listá-las. Vamos te dar um exemplo prático: Você trabalha na área de marketing e publicidade, e quer descrever em seu currículo que possui uma boa liderança. Como fazer isso? Descreva em seu currículo sua experiência profissional, liste as campanhas em que você trabalhou, os sucessos que obteve durante a carreira. Por exemplo: “Liderei uma equipe com 50 funcionários, e após a elaboração de um planejamento estratégico, a empresa em questão aumentou seu faturamento em 60%”.
Descrevendo suas habilidades desta forma, os recrutadores poderão ver suas experiências práticas e analisar se seu perfil é o que a organização procura.
As entrevistas são grandes aliadas para que você fale sobre suas soft skills. Elas são muito melhores para que você expresse suas habilidades do que uma folha de papel. O currículo limita muito a descrição das soft skills, por isso, aproveite o tempo das entrevistas e dinâmicas para conversar e falar sobre suas habilidades e experiências.
Lembre-se de ser sempre sincero quanto aos resultados que expõe sobre experiências passadas, e tenha cautela para não soar egocêntrico ao destacar exageradamente suas habilidades pessoais. Tudo é uma questão de equilíbrio e diálogo. Aborde suas soft skills as colocando dentro de um contexto em que você aprendeu algo e obteve um resultado a partir disso.
Nós, da Escola VOOA, sabemos o quanto o mercado de trabalho valoriza as habilidades comportamentais. Conheça nosso processo de aprendizagem e desenvolva suas skills.
Venha conosco e ouse voar!
Releted Tags
Related Post
Processo de tomada de decisões: Você sabe por que ele…
As decisões fazem parte do nosso cotidiano, sem parar. Desde o momento…
Gestão da Inovação: Inovar não é apenas ter ideias!
Para você, o que significa inovação no ambiente corporativo? Contratar colaboradores ousados?…