Genuinfluencers: O que são e como eles impactam o seu negócio?
Os últimos dois anos foram fundamentais no processo de reorganização das prioridades básicas. Com a pandemia da Covid-19, e as mudanças necessárias na rotina, as pessoas foram levadas a repensar a forma como encaram a vida e no que confiam sua energia e dinheiro.
Nas redes sociais, algumas dessas mudanças apareceram rapidamente. Influenciadores digitais de todo o mundo, entendidos como pessoas que possuem um público fiel e com alto índice de resposta e interação em seus perfis virtuais, foram contratados por poderes públicos para falar sobre as medidas de proteção relacionadas à doença. Entretanto, as personalidades escolhidas foram selecionadas a partir do seu número de seguidores e grandes chances de alcançarem um público maior.
Quem são os genuinfluencers?
Nesse contexto, surgiram então os genuinfluencers, um novo recorte no universo dos influenciadores. Pode ser que, apenas pelo nome, você não tenha em mente a imagem desses profissionais, mas a verdade é que eles estão por toda parte e, a cada dia que passa, a presença dessas pessoas nas redes sociais e nos veículos de comunicação fica mais forte.
A origem do termo se deu com a junção das palavras em inglês “genuine” e “influencer”, o que na tradução literal significa “influenciador genuíno”. Eles são uma nova classe de produtores/criadores de conteúdo, presentes no Instagram, Twitter, TikTok e outras redes sociais. Apesar da relevância que têm, esses profissionais não priorizam publicidades, mas sim o compartilhamento de opiniões, paixões e ideais próprios.
“Primeiro o propósito, depois a publicidade”
É assim que funciona a hierarquia do perfil de um influenciador genuíno. Enquanto muitas figuras públicas sentem receio de expor suas opiniões e perder apoio do público e das marcas, os genuinfluencers fazem questão de verbalizar o que pensam, por meio de críticas ou reflexões, e consequentemente chamam a atenção de pessoas e negócios que se identificam com aqueles posicionamentos.
Mas, é claro que focar em defender um ponto de vista não significa abrir mão das parcerias com empresas, ou das famosas “publis”. A diferença entre os genuinfluencers e influencers comuns está na adoção da crença de que só faz sentido divulgar um produto ou uma ideia que seja coerente com o posicionamento do perfil.
Na prática, um influenciador genuíno vegano, que incentiva o consumo de alimentos e produtos que não possuem origem ou causam danos aos animais, não se relaciona comercialmente com uma marca que utiliza couro ou pele animal para produção de sapatos e roupas, por exemplo. Portanto, não faz sentido, na visão deles, criar um elo profissional para divulgação dessa empresa.
As relações funcionam da seguinte forma: enquanto os influenciadores anunciam produtos de diversas marcas, com diferentes posicionamentos, para um grande e variado público, os genuinfluencers selecionam publicidades compatíveis com o que acreditam, e as entregam para um público – nem sempre volumoso – que compartilha das crenças do perfil e da empresa.
Por que isso é interessante para a marca?
As pessoas já estão acostumadas com o formato de publicidade que há tempos é utilizado pela televisão, e que agora foi adaptado para as mídias digitais. Não é difícil lembrar de um exemplo em que alguém, com uma grande relevância pública, decora um texto para enfatizar as várias qualidades de um novo celular, ou do lançamento de uma nova linha de alimentos.
O problema é que esse modelo de propaganda foi tão usado, que se tornou facilmente identificável como um anúncio pago, e o cliente já sabe que a pessoa está recebendo algo para dizer que aquilo é um bom produto.
Investir na influência genuína sobre os clientes significa buscar alguém que não esteja fazendo aquilo apenas pelo que vai receber em troca. Quando a marca escolhe a divulgação por meio de um genuinfluencer, ela divulga muito mais do que o produto, ela propaga o que acredita e valoriza, provocando no consumidor final o interesse de conhecer profundamente o trabalho feito e os itens à venda.
Voltando ao exemplo do genuinfluencer vegano, imagine que esse influenciador seja convidado a divulgar uma nova linha de produtos capilares 100% vegana, não testada em animais. Os seguidores não receberão apenas a informação de que o produto possui qualidade e tem um efeito incrível nos cabelos.
Além disso, saberão como é o processo de produção do produto, terão acesso ao que a empresa pensa e faz, antes de entregar uma embalagem ao mercado. E se isso os atrai, ao pensar em consumir qualquer outro tipo de cosmético, essa empresa será uma referência primária no processo da compra.
Vantagens na relação entre marcas e genuinfluencers
- Depoimentos reais
Para representar uma marca, os genuinfluencers precisam se identificar com ela. Portanto, ao abordar uma temática ou produto de uma empresa, o profissional terá experiências e relatos pessoais para acrescentar à fala. Esses depoimentos reais são parte crucial da conexão com o público, porque transparecem verdade, diferentemente da publicidade que oferece texto e roteiro prontos para serem seguidos.
- Menor risco de divergências
Com os posicionamentos alinhados, as chances de incompatibilidade entre a empresa e o influenciador genuíno são muito menores. Em casos de profissionais que preferem não se posicionar, há risco de em algum momento haver conflito entre as tomadas de partido da marca e do influenciador, prejudicando a imagem de ambos os lados.
- Efetividade na entrega da publicidade
Ao se posicionar, o genuinfluencer atrai para o perfil profissional um público que acredita nas mesmas ideias, ou que tem uma opinião semelhante à dele. Desse modo, quando o influenciador genuíno divulga algo com o qual se identifica, a probabilidade de que os seguidores também se identifiquem é alta. Afinal, eles dividem aquele espaço porque compartilham de um propósito.
- A criação de uma comunidade
Quando a marca e um genuinfluencer se comunicam e entendem um alinhamento de posicionamentos, eles se unem para um objetivo maior do que a venda de um produto.
Ao verbalizar o que acreditam, é possível a criação de uma comunidade, uma rede de pessoas que compartilham de um mesmo ideal. Assim, a marca estabelece com clientes e possíveis clientes, uma relação mais forte e cultural, possibilitando o conhecimento profundo das demandas e do comportamento dos consumidores finais.
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