Para você, o que significa se comunicar?

Segundo o dicionário, a comunicação significa, resumidamente, “a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta”.

Em um ambiente em que convivemos com pessoas, e que precisamos de pessoas para chegarmos ao sucesso, ter uma boa comunicação é mais do que necessário. O uso da comunicação, tanto nas tarefas e demandas internas de uma empresa, quanto no contato com clientes e público externo, é o que permite bons resultados, diálogo e a criação de relações benéficas para pequenos e grandes negócios.

Por que a comunicação é tão importante para as organizações?

É por meio da comunicação que influentes decisões são tomadas diariamente. Desde uma boa apresentação durante uma reunião de negócios, uma palestra com objetivo da venda de um curso, defesas importantes, ou um anúncio de mudanças que afetarão um determinado grupo.

Mas a realidade é que nem todos os empresários lidam bem com a comunicação, especificamente com a oratória. Nem sempre falar em público, ou saber traduzir pensamentos em palavras é uma tarefa fácil ou uma habilidade que todos desenvolvem com facilidade. Mas tendo em vista sua importância, é preciso buscar técnicas para que estes obstáculos sejam vencidos.

Como desenvolver uma boa comunicação através da persuasão?

Independentemente da finalidade do discurso, seja ela informar, sensibilizar ou convencer sobre algo, uma técnica é extremamente relevante: a persuasão. Porém, ao contrário do que muitos pensam, persuadir não diz respeito à manipulação, mas sim ao movimento de mobilizar clientes ou grupos a identificarem suas dificuldades e desejos, entendendo as possíveis soluções que podem atendê-los.

Algumas dessas técnicas são mais conhecidas no segmento de vendas e no mercado. Colocar um produto ou serviço em condição de escassez é um desses exemplos. Utilizar autoridade, dados ou opinião de especialistas também é uma estratégia recorrente. Segundo Robert Cialdini, autor do livro “As armas da persuasão”, existem seis princípios da técnica, que podem ser utilizados.