Comunicação: Como ela influencia o sucesso de uma empresa?
Para você, o que significa se comunicar?
Segundo o dicionário, a comunicação significa, resumidamente, “a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta”.
Em um ambiente em que convivemos com pessoas, e que precisamos de pessoas para chegarmos ao sucesso, ter uma boa comunicação é mais do que necessário. O uso da comunicação, tanto nas tarefas e demandas internas de uma empresa, quanto no contato com clientes e público externo, é o que permite bons resultados, diálogo e a criação de relações benéficas para pequenos e grandes negócios.
Por que a comunicação é tão importante para as organizações?
É por meio da comunicação que influentes decisões são tomadas diariamente. Desde uma boa apresentação durante uma reunião de negócios, uma palestra com objetivo da venda de um curso, defesas importantes, ou um anúncio de mudanças que afetarão um determinado grupo.
Mas a realidade é que nem todos os empresários lidam bem com a comunicação, especificamente com a oratória. Nem sempre falar em público, ou saber traduzir pensamentos em palavras é uma tarefa fácil ou uma habilidade que todos desenvolvem com facilidade. Mas tendo em vista sua importância, é preciso buscar técnicas para que estes obstáculos sejam vencidos.
Como desenvolver uma boa comunicação através da persuasão?
Independentemente da finalidade do discurso, seja ela informar, sensibilizar ou convencer sobre algo, uma técnica é extremamente relevante: a persuasão. Porém, ao contrário do que muitos pensam, persuadir não diz respeito à manipulação, mas sim ao movimento de mobilizar clientes ou grupos a identificarem suas dificuldades e desejos, entendendo as possíveis soluções que podem atendê-los.
Algumas dessas técnicas são mais conhecidas no segmento de vendas e no mercado. Colocar um produto ou serviço em condição de escassez é um desses exemplos. Utilizar autoridade, dados ou opinião de especialistas também é uma estratégia recorrente. Segundo Robert Cialdini, autor do livro “As armas da persuasão”, existem seis princípios da técnica, que podem ser utilizados.
Autoridade
A autoridade ou domínio do comunicador é um fator importante para que as pessoas se sintam dispostas a concordar ou fazer algo, baseadas na credibilidade e experiência de quem apresenta a ideia.
Atração
As pessoas estão mais dispostas a ajudar ou seguir aqueles por quem criam afeto, mantendo uma relação positiva com pessoas por quem se sentem mais atraídas ou se identificam.
Escassez
Se refere a necessidade e desejo de produtos ou serviços com pouca, ou nenhuma, disponibilidade. Funciona seguindo a ideia de que quanto mais difícil o acesso a algo, mais desejável ele se torna.
Consistência
Quando as pessoas sentem-se mais dispostas a atuar de uma forma específica se acreditarem que a postura sugerida é condizente com seus comportamentos anteriores.
Reciprocidade
Se refere a condição das pessoas aceitarem um determinado pedido, ou sugestão, quando algo lhes é “dado” em primeiro lugar.
Validação Social
Quanto mais “popular” for percebido um determinado comportamento, maior será a tendência para que alguém se comporte dessa forma.
A comunicação e o meio digital
No ambiente virtual, todos os pontos sobre os quais falamos anteriormente, também podem ser aplicados. Afinal, é impossível num contexto contemporâneo, falar sobre comunicação e ignorar o universo onde acontecem as trocas e conexões mais frequentes entre indivíduos. Quando boa parte do cotidiano foi transferido para esses ambientes, muitas configurações foram adaptadas para o meio digital, e a todo tempo vemos uma forte influência sobre as pessoas presentes em redes sociais, como Instagram, TikTok e YouTube.
Sabendo que a oratória se refere a forma como comunicamos uma ideia, e que a rede social é um ambiente onde a interação entre os usuários acontece de forma constante, como podemos pensar a utilização da oratória nesse espaço virtual?
Com todas as mudanças que aconteceram nos últimos dois anos, se tornaram frequentes as lives, aulas online, palestras virtuais, e até mesmo a promoção pessoal e a representação de marcas por meio de perfis em redes sociais. Em todos esses exemplos, é possível enxergar a comunicação. E em cada um deles, é necessária a habilidade de se comunicar bem e saber como transmitir uma ideia. Além de, mais do que nunca, ser crucial a capacidade de prender a atenção de alguém.
Em um contexto digital, a persuasão presente na oratória alcança resultados cada vez mais positivos para empreendedores e empresas. Por meio dela, é possível influenciar pessoas a provocarem engajamento de forma natural, exclusivamente através da motivação. Além disso, praticando a empatia, é possível se colocar no lugar do outro e ser cada vez mais assertivo ao vender ideias de conteúdos, soluções e produtos.
Nesses meios, os vídeos, sejam eles curtos ou longos, se tornaram a forma mais eficaz de conectar as pessoas. Um profissional que domina a oratória, é capaz de se diferenciar no ambiente virtual e conquistar a confiança e atenção de seguidores, e dos públicos, com uma facilidade muito maior do que a de um usuário que ainda não se sente à vontade para falar para as câmeras, ou que se sente inseguro ao apresentar suas ideias para um grande número de pessoas.
Investir em comunicação é investir no futuro
Por fim, essa é a frase que resume a necessidade de se dedicar à comunicação: investir em oratória é investir no futuro. O mercado de trabalho, seja nas grandes empresas, ou nos empreendimentos individuais, já está em busca, e espera por profissionais prontos para criar relacionamentos reais com clientes e parceiros.
A presença de pessoas que apresentem facilidade para lidar com a ampla comunicação, com câmeras, e variados públicos, será crescente e os primeiros sinais desta demanda já estão aparecendo em todos os segmentos. Ao assumir a importância da oratória no cotidiano, e entender que o treino é a chave para uma comunicação cada vez melhor, mais assertiva e natural, o indivíduo será capaz de dominar novas habilidades e alcançar objetivos maiores.
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