Inteligência Emocional: Por que é uma habilidade tão valorizada?
O mercado de trabalho está em constante evolução. Cada vez mais é preciso que as famosas soft skills estejam em evolução em conjunto com as hard skills. Possuir uma formação acadêmica sólida é essencial, mas desenvolver as habilidades interpessoais também é necessário.
As soft skills, ou habilidades comportamentais, têm um caráter mais subjetivo e são mais difíceis de serem mensuradas. No entanto, elas são extremamente valorizadas no cenário de trabalho.
Alguns exemplos destas habilidades são: Trabalho em equipe, resiliência, gestão do tempo, liderança. Especialmente em um cenário pós-pandemia, a inteligência emocional é uma soft skill que tem ganhado cada vez mais relevância e espaço para mostrar sua real importância.
Por que a inteligência emocional é tão importante?
Segundo uma pesquisa realizada pelo grupo PageGroup, a inteligência emocional será a habilidade mais valorizada pelos recrutadores em um cenário pós-pandemia.
“O cenário reflete a necessidade dos profissionais saberem equilibrar diferentes emoções em meio a imprevistos e dificuldades dos contextos que podem vir a enfrentar. A inteligência emocional gera um diferencial competitivo, já que favorece um ambiente com menos conflitos e mais racionalidade.”, comenta Gil van Delft, presidente do PageGroup no Brasil.
A inteligência emocional permite que tenhamos uma maior adaptabilidade a tudo que é novo. E em um cenário de trabalho pós-pandemia, em que as relações de trabalho e humanas estarão se reestabelecendo, esta habilidade é essencial.
Além disso, desenvolver esta soft skill significa ser mais tolerante e saber trabalhar bem em equipe. A inteligência emocional faz com que nos tornemos mais tolerantes à opiniões diversas, e dessa forma, podemos trabalhar em conjunto e pensar “fora da caixa”, sempre pensando no bem da equipe.
Inteligência emocional e produtividade
Segundo pesquisas realizadas pelo Dr. Travis Bradberry, co-autor do best-seller Emotional Intelligence 2, 90% dos melhores profissionais do mercado, possuem alto nível de inteligência emocional.
Ainda de acordo com a pesquisa, tal habilidade corresponde a 58% de nossa performance no ambiente de trabalho, e por este motivo, ela é uma das mais valorizadas atualmente.
A inteligência emocional, geralmente, está ligada à produtividade. E qual a relação entre essa habilidade e produtividade? Colaboradores que possuem um bom nível de inteligência emocional, são muito mais motivados, conseguem controlar melhor suas emoções, mostram empatia com os colegas, e tudo isso impacta positivamente nos níveis de produtividade.
Nós somos movidos por emoções.
Entender isso, e saber lidar com nossos sentimentos, inclusive no ambiente de trabalho, é o melhor caminho para a construção de uma carreira de sucesso. Por exemplo, a própria jornada de trabalho é estressante. Encontrar maneiras para torná-la menos cansativa e desgastante é uma forma de desenvolver sua inteligência emocional. E este é um trabalho contínuo e que é aprendido no dia a dia, com erros e acertos.
O que você tem feito para desenvolver suas habilidades e sair do óbvio? Conheça nosso processo de aprendizagem e ouse voar.
Releted Tags
Related Post
Design Fiction – Use a ficção científica para inovar na…
Você já pensou que quando uma empresa cria um produto ou serviço…
Como descrever soft skills no currículo?
As soft skills, ou habilidades comportamentais, têm sido cada mais levadas em…