Soft skills e hard skills: Qual a diferença?
É inegável que apenas possuir uma formação acadêmica não é mais o suficiente para garantir uma posição de sucesso no mercado de trabalho.
Durante muitos anos, as hard skills foram o principal ponto de partida para a análise de recrutadores durante o processo de contratação de um colaborador. A palavra skill significa habilidade, dessa forma, as hard skills são aquelas habilidades que podem ser mensuradas de alguma forma. Em outras palavras, as hard skills podem ser aprendidas ou ensinadas.
Alguns exemplos de hard skills são: Conhecimento em uma língua estrangeira, uma graduação, realização de cursos técnicos, mestrados e doutorados, habilidades com o manuseio de máquinas e ferramentas.
É comum que essas hard skills estejam descritas nos currículos da maioria dos profissionais.
Mas com a evolução do mercado e com o reconhecimento de que as relações humanas são cada vez mais importantes, um outro tipo de skill tem ganhado cada vez mais notoriedade, as soft skills.
Soft Skills
As soft skills, ou habilidades comportamentais se diferem das hard skills, uma vez que não podem ser mensuradas. Elas são habilidades comportamentais e estão ligadas de maneira direta às aptidões mentais do indivíduo.
As soft skills são mais complexas, uma vez que envolvem mais que um curso, uma graduação ou um diploma. Elas englobam toda a experiência psicossocial de um colaborador, o que também faz com elas sejam habilidades mais complicadas de serem ensinadas ou assimiladas. Pelo menos motivo, elas costumam ser menos citadas nos currículos do que as hard skills, por exemplo. Dinâmicas em grupo e entrevistas são necessárias para que os recrutadores identifiquem essas habilidades nos colaboradores. Mas é no dia a dia da organização que essas habilidades afloram de forma clara.
Alguns exemplos de soft skills são: Comunicação interpessoal, proatividade, resolução de conflitos, senso de liderança, capacidade de persuasão, espírito de equipe.
Importância dessas habilidades
É importante deixar claro que nenhuma das habilidades descritas acima se sobrepõem à outra. Elas são igualmente importantes. Um profissional completo e preparado deve possuir as duas.
É válido dizer também que tanto as soft skills quanto as hard skills podem ser desenvolvidas. Seja por iniciativa do próprio profissional, ou por parte da empresa, buscando por exemplo: Palestras educativas, treinamentos corporativos, programas de capacitação, cursos que agreguem conhecimento. Procurar um equilíbrio entre essas habilidades é o ideal. Vamos dar um exemplo prático: Em uma determinada empresa existe um profissional com um currículo impecável, com mestrado, doutorado, que domina todas as ferramentas necessárias para exercer sua função. Em contrapartida ele não sabe trabalhar em equipe, não tem domínio sobre a gestão do tempo, não possui uma boa comunicação. Um único profissional com excelentes hard skills, mas que não desenvolveu suas soft skills, é capaz de comprometer todo o clima organizacional da empresa.
Inteligência emocional
Uma pesquisa realizada pela PageGroup no ano passado, mostrou que a inteligência emocional será a soft skill mais procurada no cenário nacional pós-pandemia. A soft skill se mostrou a preferida dos líderes brasileiros, sendo seguida por trabalho em equipe e comunicação assertiva. Para a pesquisa, foram consultados 3 mil executivos de cargos de alta e média gestão no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.
O fato é que cada vez mais o foco das organizações serão as pessoas.
Pessoas possuem diferentes comportamentos e habilidades, e quando cada colaborador dá o melhor de si, a organização chega ao sucesso.
E para que isso ocorra, a busca por evolução tem que ser constante. As soft e as hard skills devem ser buscadas e trabalhadas no dia a dia.
Nós, da Escola VOOA, acreditamos na importância de desenvolvermos nossas skills. Conheça nosso processo de aprendizagem e se torne um profissional inovador e preparado.
Ouse voar e venha conosco!
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