O que é uma escola de negócios?
Você, de fato, sabe o que é uma escola de negócios? Escolas de negócios vão muito além do que o senso comum acredita, elas visam formar estudantes e profissionais verdadeiramente diferenciados e preparados para o mercado de trabalho.
Desde a nossa criação, este é o nosso objetivo. Não acreditamos em um modelo de conhecimento em que o professor apenas “passa” o conhecimento e o aluno o absorve de maneira passiva. Acreditamos que a educação é uma troca, de experiências, vivências, conhecimentos e crenças. É isto que enriquece a formação do aluno.
Por volta dos anos dois mil, as instituições começaram a perceber que era preciso muito mais que uma formação acadêmica para formar um profissional de alta performance, apenas oferecer cursos na área de gestão não era mais suficiente. Neste cenário surgiram as primeiras escolas de negócios, com o intuito de desenvolver as potencialidades do estudante de maneira que ele possa encontrar e propor soluções para os problemas que surgirem, assim como ele fará no mercado de trabalho, de forma rápida, ágil, prática e inovadora.
A diferença mais notável entre uma escola de negócios e uma instituição de ensino convencional, é que a escola de negócios abrange todo o universo do mundo de gestão, o que uma graduação não proporciona, por exemplo. Uma escola de negócios entende que as relações humanas e sociais também têm um caráter econômico e são igualmente importantes para que uma organização chegue ao sucesso.
Junção entre teoria e prática
As escolas de negócio não se baseiam apenas na teoria. Reconhecemos, é claro, que uma base teórica é de extrema importância, mas ela não é suficiente. Nós somos, por exemplo, uma escola totalmente “hands on”, ou seja, mão na massa. Aliar a vivência do dia a dia com a experiência da sala de aula é o início de uma trajetória de sucesso.
Em geral, os professores das escolas de negócio não possuem exclusivamente uma formação acadêmica. Para além disso, eles são executivos e empresários de sucesso, que aprenderam na prática e não apenas na teoria, como fazer um negócio e uma ideia dar certo.
A escola de negócios é capaz de proporcionar ao estudante a oportunidade de experimentar o contato com o mundo empresarial. Por esse motivo ela vai muito além de um ensino baseado em disciplinas com livros didáticos: neste tipo de processo de aprendizagem, acredita-se que um vasto conhecimento da profissão e da realidade das empresas é adquirido no dia a dia.
Acredita-se inclusive, que o erro é fundamental para a evolução. É esse, aliás, um dos princípios do “Growth Mindset”, mentalidade na qual a Escola VOOA se baseia ao convidar os gestores a uma nova liderança, onde erros são oportunidades de aprendizado, o conhecimento nunca está posto e olhar para o outro também se faz necessário, pois só se “vooa” em bando. Onde é preciso, além de inteligência – emocional, inclusive -, muita coragem porque o saber se alcança, mas o céu é só para quem se lança!
Foco nas soft skills
Outro diferencial das escolas de negócio é a valorização das soft skills. As famosas habilidades comportamentais têm sido cada vez mais buscadas e valorizadas. Uma vez que entendemos que apenas um diploma não é mais garantia de sucesso profissional, as escolas de negócio buscam desenvolver através do processo de aprendizagem chamado “skill learning”, a ideia de que comportamento humano é o foco de tudo.
Acreditamos que os colaboradores têm relação direta com o fracasso ou o sucesso de um negócio. Todo negócio é feito de pessoas, e pessoas agem e se comportam de maneiras diferentes.
As soft skills se tornam importantes quando percebemos que a comunicação pessoal e interpessoal ganha destaque dentro das organizações. Dessa forma, saber trabalhar com outras pessoas, perceber os seus pontos fortes e trazer soluções criativas vão garantir um espaço no trabalho. Trabalhar tais questões dentro das escolas de negócio é essencial para a formação de profissionais mais engajados, criativos, e capazes de conviver melhor em grupo.
Habilidade de comunicação, solução criativa de problemas, gestão do tempo, resolução de conflitos, trabalho em equipe, por exemplo, são alguns exemplos de soft skills. Aqui, na escola VOOA, nós acreditamos que todas estas habilidades são essenciais para a formação de um profissional completo e diferenciado.
Conheça nosso processo de aprendizagem, saia do óbvio e venha VOAR conosco!
Related Post
Contabilidade gerencial: Como ela impacta o seu negócio?
O pensamento estratégico é fundamental para o sucesso de qualquer negócio —…
Dicas Práticas para desenvolver suas soft skills!
É indiscutível que todo profissional completo e que deseja se manter sempre…