Fronteiras Líquidas

Não sei ao certo a sua idade. Mas talvez você saiba (ou lembre) que há alguns anos a datilografia era uma profissão. Quem tivesse um diploma de datilógrafo teria mais chances no mercado. Hoje essa profissão não existe mais. Tornou-se uma habilidade transversal, que todos nós devemos desenvolver. Hoje somos todos datilógrafos.

Há alguns anos o manuseio de câmeras, microfones e equipamento audiovisual era restrito a produtoras especializadas. Mais recentemente os equipamentos se tornaram acessíveis e, acoplados ao desenvolvimento da grande rede, permitiram o surgimento de uma nova profissão: YouTuber. Um ofício, talvez, pouco compreendido por quem conheceu de perto a datilografia. Mas uma atividade que ascendeu e criou um novo mercado massivo. E rapidamente também se tornou uma habilidade transversal. Hoje, por conta do teletrabalho, da educação remota ou da proliferação do marketing digital, todos devemos (ou tentamos ser) um pouco YouTubers.

É possível também que você perceba que nos últimos anos as empresas estão se transformando de forma significativa. Desta vez a tecnologia, antes um nicho específico, se torna habilidade transversal e fundamental para pequenas, médias e grandes organizações. Como efeitos colaterais, é possível notar uma clara diluição das tradicionais arenas de negócios. Novas startups inauguram novos segmentos, antigas organizações flertam com novos mercados. Casamentos inesperados são celebrados entre atores aparentemente distantes e desconexos.

Profissões desaparecem e se tornam habilidades. Os segmentos se mesclam e empresas se fundem e remodelam.

Muitas fronteiras estão sendo cruzadas.

Algumas estão se desfazendo.

“E tantas outras estão sendo criadas exatamente agora.”

09 set 2021

O que é uma escola de negócios?

Você, de fato, sabe o que é uma escola de negócios? Escolas…

Inteligência Emocional: Importância dessa habilidade
08 out 2021

Inteligência Emocional: Por que é uma habilidade tão valorizada?

O mercado de trabalho está em constante evolução. Cada vez mais é…

Escrito por

Escola Vooa