Modelo híbrido de trabalho: O futuro das organizações

Nos últimos meses, milhares de trabalhadores tiveram que adaptar sua rotina para uma nova realidade – a do home office. A pandemia do COVID-19 tirou todo mundo da zona de conforto, e quando finalmente as organizações pareciam estar se adaptando, surge um novo modelo, e que novamente leva todo mundo a se adaptar – o sistema híbrido de trabalho.

No modelo de trabalho híbrido, o profissional tem a flexibilidade de trabalhar alguns dias no escritório da empresa e outros em home office. Esse modelo já é uma forte tendência no mundo corporativo, especialmente agora, em um momento de readaptação da vida em sociedade e fora do isolamento social – mas mantendo a segurança necessária.

Vantagens deste modelo de trabalho

Segurança

A pandemia ainda é uma realidade, sendo assim, o sistema de trabalho remoto é uma opção vantajosa, entre muitas outras coisas, para manter a segurança da equipe. A volta aos escritórios com uma equipe reduzida e feita em escalas, evita as chances de contágio por COVID-19. Com um espaço presencial mais vazio, é possível manter as medidas de segurança e higiene e garantir a saúde de toda a equipe.

Otimização do tempo

Quando trabalhamos em home office, uma das vantagens mais visíveis, é a redução do tempo gasto para se deslocar até o trabalho. Por exemplo, não existe trânsito ou a possibilidade de engarrafamentos.
Esse é um fator benéfico tanto para empregador quanto para o colaborador, uma vez que é de interesse do gestor que o funcionário não se atrase e cumpra os horários estabelecidos, por exemplo. Da mesma forma, o tempo que o colaborador gastaria se deslocando até a empresa, ele poderá passar em casa em companhia da família, ou realizando alguma atividade pessoal.

Fortalecimento da cultura colaborativa

Para manter uma rotina de trabalho em que parte da equipe atua em home office e parte no escritório, a cultura organizacional precisa estar bem definida, e é necessário que exista uma sintonia entre o time.

O fortalecimento da cultura colaborativa é uma grande vantagem neste sistema de trabalho. O trabalho em equipe é extremamente valorizado neste modelo, ao mesmo passo em que os colaboradores têm autonomia para realizar suas tarefas, se sentindo mais motivados e engajados.

Tudo isso tem relação, inclusive, com o fortalecimento do employer branding. A valorização do capital humano é algo que favorece a atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem que funcionários e o mercado têm sobre a organização.

Redução de Custos

No modelo de trabalho híbrido, haverá uma escala entre os funcionários para determinar quais dias quais setores trabalharão presencialmente, ou quais dias nenhum setor precisará ir ao escritório, podemos concluir que este sistema representa um corte de gastos para a organização.

Os gastos serão menores com energia, água, vale-transporte, e internet, por exemplo. O dinheiro economizado com tais gastos pode ser revestido em um aumento para os funcionários ou em melhorias para a própria empresa.

Qual o papel dos escritórios neste novo cenário?

De maneira geral, um padrão que vem sendo observado, é que as organizações pretendem deixar para o sistema remoto aquelas atividades que exigem um alto padrão de concentração, e para o presencial, atividades mais dinâmicas, como reuniões com clientes e brainstorms, por exemplo.

Além disso, projetos complexos ou com muitas etapas interdependentes podem ser realizados no escritório com a equipe completa, assim a comunicação flui com mais facilidade e a tomada de decisão é mais ágil.

Tudo se trata de adaptação, erros e acertos que levarão as organizações ao sucesso.

O que não dá é para ficar parado no tempo. O trabalho híbrido representa o futuro da dinâmica de trabalho das corporações.


Preparamos um e-book completo sobre o tema, tendo em vista que ele representa o futuro das empresas. É essencial ficar por dentro deste assunto e saber como liderar neste cenário.

Baixe o e-book gratuitamente aqui!

15 set 2021

Soft skills e hard skills: Qual a diferença?

É inegável que apenas possuir uma formação acadêmica não é mais o…

10 maio 2022

Agile, Scrum e Kanban: um resumão sobre as metodologias!

Você provavelmente já se deparou com alguma dessas palavras e/ou conceitos. Não?…

Escrito por

Escola Vooa