UX Research: Como criar soluções que impactam positivamente os seus negócios

Você já sabe que nosso foco é a evolução centrada nas pessoas. Dessa forma, a experiência dos usuários é fundamental para qualquer negócio. Você já ouviu falar em UX Research? UX, significa experiência do usuário.

Segundo a Interaction Design Foundation: “Pesquisa em UX é a investigação sistemática dos usuários e seus requisitos, a fim de adicionar contexto e insights sobre o processo de projetar a experiência do usuário. A pesquisa da experiência dos usuários emprega uma variedade de técnicas, ferramentas e metodologias para chegar a conclusões, determinar fatos e descobrir problemas, revelando informações valiosas que podem ser inseridas no processo de design.”

Por que o UX Research é tão relevante?

Como identificar o comportamento dos usuários de um determinado produto ou serviço? Entender o comportamento do seu consumidor é o primeiro passo para a construção de um negócio de sucesso. E o que fazer para entender esse comportamento? Pesquisando!

Embora estejamos imersos em um projeto, entendendo o seu objetivo e conhecendo o problema, é de vital importância ouvir o usuário, reconhecer suas necessidades e validar o projeto justamente com quem vai utilizar o produto ou serviço.

Ao assumirmos um negócio não podemos tomar decisões precipitadas e sem bases sólidas. Antes de tomar qualquer decisão sobre um produto, é necessário investigar o cenário como um todo. Por isso, a UX Research ajuda na identificação do problema e também é essencial para refutar ou comprovar as hipóteses de um projeto. Em outras palavras, a pesquisa é uma parte fundamental do trabalho de User Experience.

É através desta pesquisa que podemos reconhecer as principais necessidades e objetivos dos consumidores, por meio de diferentes pontos de vista e contextos, melhorando ainda mais todo o trabalho de experiência do usuário. E usuários satisfeitos tendem a desenvolver um relacionamento melhor com a marca, e consequentemente, tendem até mesmo a comprar mais.

Um mercado pronto para decolar!

Sabendo que a experiência do usuário é extremamente importante para as marcas, o profissional que desenvolve as pesquisas acerca desta experiência é uma joia para o mercado. A profissão de UX Researcher tem ganhado cada vez mais notoriedade e tem sido cada vez mais requisitada.

Vantagens de investir em UX Research

Grandes empresas buscam por profissionais de UX Research, já que na prática, as pesquisas sobre experiências dos usuários podem trazer benefícios para as organizações como a otimização de tempo e redução de gastos.

Quando as marcas sabem melhor sobre a experiência de seus usuários, a identificação de erros pode ser mais rápida e a tomada de decisões pode ser mais ágil. Da mesma forma acontece com o setor financeiro, tendo em mãos pesquisas acertadas, é possível solucionar os problemas antes de desenvolver o projeto, evitando ter que refazer tudo quando o mesmo já estiver em funcionamento, o que sairia muito mais caro e trabalhoso.

Além disso, sob o ponto de vista da interatividade, investir em pesquisas que busquem entender melhor a experiência do usuário é essencial, pois quando você busca o feedback do seu público, você o entende e dessa forma você mantém seu cliente sempre satisfeito, sendo mais um passo na busca pela fidelização dos seus consumidores.

19 out 2022

Dia da Inovação é todo dia!

Atentos ao fato de que a tecnologia recria realidades a seu tempo…

15 set 2021

Soft skills e hard skills: Qual a diferença?

É inegável que apenas possuir uma formação acadêmica não é mais o…

Escrito por

Escola Vooa