Quer sua equipe no escritório? Invista no Social.
Após a pandemia, gestores de empresas têm encontrado dificuldades para retornar seus funcionários ao trabalho presencial. A reportagem anual da Microsoft sobre tendências corporativas apontou que 82% dos administradores consultados consideram retornar seus funcionários aos escritórios uma prioridade; apesar disso, em um mundo onde métodos profissionais se tornaram mais híbridos e flexíveis, o “trabalho” se tornou “algo que você faz”, ao invés de “um lugar para onde você vai”.
A mesma pesquisa revela que 73% dos funcionários precisam de um motivo mais forte que “atender às expectativas da empresa” para voltar ao trabalho presencial. Então, como convencê-los? A solução é curiosamente simples: relações interpessoais.
Conforme a pesquisa, 85% dos entrevistados ficariam motivados com o retorno ao presencial para socializar com colegas. Ademais, 74% iriam ao escritório com mais frequência com o único intuito de ver seus amigos de trabalho e colaboradores em projetos.
Eis o valor das conexões. Um ambiente de trabalho é muito mais que um receptáculo de operações; pode ser um espaço para engrandecimento pessoal e auxílio mútuo. Uma atmosfera social amigável pode inspirar novas ideias, curar rupturas individuais ou coletivas e aperfeiçoar o desempenho da equipe. Caso queira melhorar a cultura interpessoal de sua empresa, considere as seguintes ideias:
1: Reduza atarefamento
Uma rotina de trabalho repetitiva e frenética pode cansar seus funcionários. Considere o estabelecimento de dias sem reuniões ou afazeres presenciais no escritório, e estimule seus funcionários a definir períodos para trabalho livre, focado e individual. Um dia semanal sem reuniões concederá tempo livre para focar em tarefas mais produtivas.
2: Novos rituais
Crie circunstâncias intencionais para a criação de conexões entre sua equipe: um almoço grátis, oficinas diversas situadas no escritório, processos de integração para novos funcionários, gamificação de atividades e eventos comemorativos. Investir no aspecto social é particularmente valioso para atrair funcionários mais novos; membros da Geração Z e Millenials dizem-se notavelmente motivados a ir para o escritório quando sabem que verão seus amigos.
3: O que fizer, faça com autenticidade
A pesquisa da Microsoft mostra que 85% dos funcionários consultados consideram autenticidade a qualidade mais motivadora em um supervisor. E como cultivá-la? É uma questão de ordem subjetiva, mas procure criar uma cultura onde conexões abertas, genuínas e empáticas podem ocorrer. Seu exemplo irá guiar esta cultura, então seja aberto, tolerante, inclusivo, paciente e empático com todas as pessoas do ambiente de trabalho. Encoraje diálogo aberto e sincero; isto significa estar aberto a críticas, então estabeleça um método formal para receber perguntas de seus funcionários.
Outro ponto saliente é a saúde psicológica dos trabalhadores, incluindo aqueles pertencentes a grupos sociais mais vulneráveis. Produza uma cultura encorajadora e tolerante para cada funcionário, independente de seu background. Por fim, não oculte informações; mantenha sua equipe a par de toda informação relevante para o negócio.
Related Post
Como usar o design thinking para conquistar o consumidor pós-pandemia?
A pandemia do novo coronavírus provocou uma ampla gama de mudanças em…
Os desafios de lidar com times híbridos… e liderá-los!
Mais do que home office, o “office everywhere” talvez tenha vindo para…