Governança Corporativa: o que é, sua importância e sinalizadores relevantes.

Governança Corporativa refere-se à forma com a qual uma empresa administra, monitora, revisa e executa suas operações; em essência, é o conjunto de melhores práticas para gerir uma empresa. É uma definição ampla que observa várias dimensões do funcionamento de uma corporação, como as relações com sócios e manuseamento financeiro.

Uma pesquisa realizada pela Better Governance, uma consultoria especializada no tópico, avaliou 148 empresas, classificando suas Governanças em 4 níveis: básico, em desenvolvimento, desenvolvido e avançado. Revelaram que mais de 80% das empresas consultadas pertenciam aos dois primeiros níveis, indicando uma forte carência na maior parte das empresas.

Além disso, 64% das companhias consideram que estão em níveis mais avançados. É uma discrepância aparente; empresas estão superestimando suas práticas internas, sem observar a gama de ajustes possíveis e necessários.

Outra informação importante: nos critérios “ESG e Cultura” (ESG refere-se à Governança Ambiental, Social e Corporativa), mais de 40% estão nas fases iniciais. De acordo com Fabíola dos Santos, chefe do setor Jurídico e Compliance da Accountify, “Somente assinar um termo de responsabilidade ESG não torna uma empresa sustentável, por exemplo. É necessário engajamento e compromisso, principalmente da alta administração, para se criar uma agenda com ações efetivas que sejam objeto de revisão contínua.”

Estas últimas duas palavras são de máxima relevância: “revisão contínua”. Manter a qualidade de sua Governança Corporativa é um processo contínuo, e um gestor deve estar sempre disposto a mudar suas estratégias, revisar seu desempenho e atualizar suas soluções.

Outro quesito em carência, conforme a Better Governance, é a “Divulgação e Transparência”; 60% das empresas encontram-se no nível básico. Tal critério contempla a divulgação de resultados, prestação de contas e gestão geral de informações corporativas.

Em suma, existem diversos aspectos a serem ajustados em vários competidores no mercado, e é uma falha crucial pensar que sua empresa não requer mudança alguma. Considerando isso, a escola de educação executiva VOOA In Company possui um curso exclusivo para Governança Corporativa, além de uma grade completa com cursos sobre vários outros tópicos relacionados ao melhoramento de sua empresa.

A importância de uma boa gestão dispensa palavras, então é essencial escolher um curso completo e de alta qualidade. A VOOA In Company oferece flexibilidade em seu ensino, competência em seus resultados e uma metodologia que se adapta aos objetivos individuais de sua companhia; critérios que a posicionam como uma das melhores escolas de educação executiva no mercado.

Como a Contabilidade Gerencial Impacta seu Negócio?
01 dez 2021

Contabilidade gerencial: Como ela impacta o seu negócio?

O pensamento estratégico é fundamental para o sucesso de qualquer negócio —…

Design Thinking, Consumidor e Pós-Pandemia
03 dez 2021

Como usar o design thinking para conquistar o consumidor pós-pandemia?

A pandemia do novo coronavírus provocou uma ampla gama de mudanças em…

Escrito por

Thiago Sousa