A Importância das Inner Skills

Talvez você já tenha ouvido falar das Hard e Soft Skills; tratam-se de dois agrupamentos diferentes para habilidades remetentes à vida profissional. Hard Skills representam atributos técnicos, como diplomas, certificados e fluência em idiomas, enquanto Soft Skills denotam qualidades de ordem mais comportamental: facilidade para trabalhar em equipe, criatividade, pensamento crítico e liderança.

Agora, há um novo agrupamento que está começando a ser contemplado no Brasil, que contribui com o desenvolvimento das qualidades mencionadas acima: as Inner Skills. Do inglês, significam “Habilidades Interiores”. Assim, assemelham-se às Soft Skills, por se tratarem de características mais subjetivas, mas diferenciam-se na seguinte forma: são as diferentes vias que um indivíduo tem para explorar seu autoconhecimento. Tal processo é essencial, não somente para o desenvolvimento de uma carreira, mas para o crescimento pessoal e o melhoramento de um indivíduo.

Assim, as Inner Skills podem providenciar uma base sólida para a construção de Hard e Soft Skills. Listamos a seguir alguns exemplos de Inner Skills relevantes, e os convidamos para refletir a respeito:

Autoconsciência: Capacidade para “se perceber”, observar seus próprios impulsos, pensamentos e emoções, e determinar suas causas e possíveis consequências.

Desapego: No que se refere à abdicação de controle absoluto sobre determinadas coisas. Trata-se da capacidade de aceitar mudança, impermanência e falta de posse. Implica também em flexibilidade para mudar de ideias e não se prender demais a coisas materiais.

Boa Consciência: Um bom julgamento do que é certo e errado para si; determinar com clareza quais hábitos lhe prejudicam, e formas palpáveis de superá-los.

Foco e Concentração: Habilidade de alta importância, e em baixa oferta. Ser capaz de focar sua mente tanto em tarefas imediatas, práticas, como em planos e demais ocorrências de longo prazo.

Responsabilidade e Disciplina: para consigo e com os outros. Capacidade para admitir erros próprios, e determinação para mudá-los.

Demais características também podem ser consideradas Inner Skills: Resiliência, Honestidade, Discernimento, Autocontrole e Confiança. Em resumo, tudo que leva um indivíduo a se conhecer melhor, com intimidade e sabedoria, somado a uma intenção construtiva e benevolente, irá beneficiar mais que sua carreira; enriquecerá seu caráter, suas relações e seu laço com a vida.

29 set 2022

Quer sua equipe no escritório? Invista no Social.

Após a pandemia, gestores de empresas têm encontrado dificuldades para retornar seus…

17 ago 2022

Soft Skills: o que são, e por que importam?

Muitos fatores afetam o desempenho de um dado funcionário de uma empresa,…

Escrito por

Thiago Sousa