Processo de tomada de decisões: Você sabe por que ele é tão importante?
As decisões fazem parte do nosso cotidiano, sem parar. Desde o momento em que você acorda até o momento que se deita. No mundo dos negócios as decisões são igualmente importantes. Elas são vitais para a saúde de uma organização.
Tomar decisões de forma ágil em ambientes complexos, requer conhecimento. Como saber até onde você deve ir? Como lidar com as ambiguidades e as incertezas? Embora muitos empresários usem a intuição como guia para a tomada de decisões, este nem sempre é o melhor caminho.
Conhecer e dominar o processo de tomada de decisões, especialmente em um mundo BANI/VUCA, onde as mudanças são disruptivas e o impacto da tecnologia e sua convergência é muitas vezes surpreendente, é essencial para quem deseja se manter no mundo dos negócios.
Mundo Bani
A nomenclatura BANI, vem do inglês: Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível).
Entender que o mundo em que vivemos é frágil e não linear é o primeiro passo para alcançar o sucesso. Você, o mundo e as pessoas são frágeis. Temos a tendência de tentar prever o futuro, mas não temos o controle sobre ele.
Suas decisões precisam ser mais rápidas. Recebeu uma boa oferta para alavancar o faturamento na sua empresa? Está pensando em iniciar um novo curso? Comece agora. O tempo não espera.
Precisamos assumir que tomaremos decisões com margens de erro cada vez maiores. Esse é o futuro, e é preciso saber dimensionar os riscos disso. Por isso o processo de tomada de decisões é tão importante.
Tipos de decisão
As decisões nem sempre precisam sem centradas em uma única pessoa. Elas têm vários tipos, como veremos a seguir.
- Intuitiva
No âmbito empresarial tradicional, a tomada de decisão intuitiva pode não ser recomendada porque envolve toda a empresa, e pode ter sérias consequências se a decisão não for muito bem construída e planejada.
- Baseada em Valores
Esse é o tipo de decisão em que a pessoa que ocupa a liderança leva em conta seus valores, que foram desenvolvidos ao longo de toda a vida. Podem ser influenciados pela família, ou por experiências de vida.
Importante dizer que os valores são muito importantes até na hora de criar a cultura organizacional, porque empresas que vivem seus valores são muito mais duradouras e têm muito mais chance de terem sucesso.
- Baseada em Dados
Ao contrário da intuitiva, esse tipo leva em conta uma série de fatores racionais e lógicos para se fazer uma escolha.
Nesse tipo, é comum fazer uma análise minuciosa de dados sobre todas as alternativas possíveis, considerando prós e contras, para se tomar uma decisão mais assertiva.
- Colaborativa
Feito no coletivo, esse tipo de tomada de decisão contempla várias pessoas e por isso é tão comum vê-lo em empresas e organizações.
É um tipo muito importante, porque leva em conta diferentes pontos de vista, frisando a ideia de que as decisões feitas em empresas não são necessariamente feitas única e exclusivamente pelos líderes.
- Especializada
Feito por especialistas do setor em questão, é bastante confiável no âmbito organizacional, porque envolve um profissional experiente, e com acesso a informações precisas de mercado e do negócio.
Tudo começa com uma decisão. Venha conosco, uma boa decisão pode mudar o seu futuro.
Este conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando o blog da Escola VOOA e siga nossas redes sociais para ficar por dentro das melhores novidades do mundo dos negócios!
Releted Tags
Related Post
Empresas familiares lideraram em práticas ESG em 2020
Você sabia que empresas familiares lideraram em práticas ESG no ano de…
Conhecimento não é tudo. Aprenda a gerar resultados com a…
O empreendedorismo é um assunto estudado e discutido há décadas; assim, há…