Quer sua equipe no escritório? Invista no Social.

Após a pandemia, gestores de empresas têm encontrado dificuldades para retornar seus funcionários ao trabalho presencial. A reportagem anual da Microsoft sobre tendências corporativas apontou que 82% dos administradores consultados consideram retornar seus funcionários aos escritórios uma prioridade; apesar disso, em um mundo onde métodos profissionais se tornaram mais híbridos e flexíveis, o “trabalho” se tornou “algo que você faz”, ao invés de “um lugar para onde você vai”.

A mesma pesquisa revela que 73% dos funcionários precisam de um motivo mais forte que “atender às expectativas da empresa” para voltar ao trabalho presencial. Então, como convencê-los? A solução é curiosamente simples: relações interpessoais.

Conforme a pesquisa, 85% dos entrevistados ficariam motivados com o retorno ao presencial para socializar com colegas. Ademais, 74% iriam ao escritório com mais frequência com o único intuito de ver seus amigos de trabalho e colaboradores em projetos.

Eis o valor das conexões. Um ambiente de trabalho é muito mais que um receptáculo de operações; pode ser um espaço para engrandecimento pessoal e auxílio mútuo. Uma atmosfera social amigável pode inspirar novas ideias, curar rupturas individuais ou coletivas e aperfeiçoar o desempenho da equipe. Caso queira melhorar a cultura interpessoal de sua empresa, considere as seguintes ideias:

1: Reduza atarefamento

Uma rotina de trabalho repetitiva e frenética pode cansar seus funcionários. Considere o estabelecimento de dias sem reuniões ou afazeres presenciais no escritório, e estimule seus funcionários a definir períodos para trabalho livre, focado e individual. Um dia semanal sem reuniões concederá tempo livre para focar em tarefas mais produtivas.

2: Novos rituais

Crie circunstâncias intencionais para a criação de conexões entre sua equipe: um almoço grátis, oficinas diversas situadas no escritório, processos de integração para novos funcionários, gamificação de atividades e eventos comemorativos. Investir no aspecto social é particularmente valioso para atrair funcionários mais novos; membros da Geração Z e Millenials dizem-se notavelmente motivados a ir para o escritório quando sabem que verão seus amigos.

3: O que fizer, faça com autenticidade

A pesquisa da Microsoft mostra que 85% dos funcionários consultados consideram autenticidade a qualidade mais motivadora em um supervisor. E como cultivá-la? É uma questão de ordem subjetiva, mas procure criar uma cultura onde conexões abertas, genuínas e empáticas podem ocorrer. Seu exemplo irá guiar esta cultura, então seja aberto, tolerante, inclusivo, paciente e empático com todas as pessoas do ambiente de trabalho. Encoraje diálogo aberto e sincero; isto significa estar aberto a críticas, então estabeleça um método formal para receber perguntas de seus funcionários.

Outro ponto saliente é a saúde psicológica dos trabalhadores, incluindo aqueles pertencentes a grupos sociais mais vulneráveis. Produza uma cultura encorajadora e tolerante para cada funcionário, independente de seu background.  Por fim, não oculte informações; mantenha sua equipe a par de toda informação relevante para o negócio.

Empresas familiares e práticas ESG
22 jun 2022

Empresas familiares lideraram em práticas ESG em 2020

Você sabia que empresas familiares lideraram em práticas ESG no ano de…

Equipe e liderança x Diversidade
04 ago 2022

A diversidade conta e muito!

Uma pesquisa realizada com 336 companhias públicas pela McKinsey & Company e…

Escrito por

Thiago Sousa