Qual o papel do RH estratégico em 2023?
Separamos aqui estratégias atuais para este setor tão vital para a gerência de qualquer empresa.
1- Auxílio de sistemas automatizados
Primeiramente, sistemas de Inteligências Artificiais têm sido mais utilizados durante os processos de recrutamento e seleção de funcionários. Um exemplo são as ferramentas ATS (Applicant Tracking System, ou Sistema de Rastreamento de Candidatos), programas que executam divulgação de vagas e triagem de currículos.
Outras ferramentas automatizadas auxiliam no processo interno de People Analytics, realizando tarefas como a análise do perfil e desempenho de funcionários, a identificação de padrões de comportamento e planejamento de ações direcionadas ao capital humano.
2- Experiência do candidato e funcionário
Hoje, uma empresa deve fazer mais que postar uma vaga e esperar que ela seja preenchida naturalmente. Recrutadores precisam gerar engajamento com candidatos em potencial, buscando uma comunicação envolvente e aberta. Desejos e preferências individuais dos candidatos devem ser considerados para assegurar um processo de integração estimulante.
O mesmo se estende à gerência de funcionários. A chamada Employee (Experiência do Funcionário) foi conceitualizada para que estes desfrutem de uma prática mais satisfatória e enriquecedora ao trabalhar. Para tal, os seguintes métodos pedem consideração: políticas de trabalho flexíveis, ambientes aptos em questões físicas, tecnológicas e culturais, atividades engajantes e benefícios substanciais e atraentes.
3- Investimento em líderes
Lideranças fortes são comprovadamente decisivas para o sucesso de um empreendimento. Mas a liderança não precisa cair sobre um só par de ombros; hierarquias mais flexíveis estão sendo mais adotadas no mercado.
Uma delas é a chamada Liderança Complementar, onde dois ou mais indivíduos ocupam posições equivalentes de liderança, ampliando a variedade de perspectivas e ângulos para encarar uma situação.
4- Gamificação
Bem conhecida no mercado, a Gamificação permanece como uma estrutura operacional válida por sua relação com o bom desempenho e estado de espírito dos participantes.
Atualmente, é mais aplicada em campanhas de endomarketing e treinamento de equipes, apresentando também potencial no recrutamento e seleção de candidatos.
5- RH Mobile
Smartphones, computadores, laptops, tablets. Com tantos aparelhos, não há motivo para que uma empresa seja gerida como anteriormente. Métodos flexíveis como o home-office ou híbrido estão cada vez mais populares entre trabalhadores, e não devem ser descartados para que uma empresa mantenha-se atualizada.
Recrutamento através de aplicativos, treinamentos e reuniões online e qualquer processo que torne-se mais pragmático através da tecnologia atual devem ser considerados. Muitos jovens trabalhadores encontram-se acostumados à realidade aumentada do mundo digital e gestores não devem ignorar este fato.
6- Diversidade
Um levantamento da Gartner apontou que 69% das empresas consultadas julgam que “diversidade” é um tópico prioritário para elas, mas nem todas sabem tratá-lo de maneira eficiente. Isso cria oportunidade para a criação de um diferencial nas mãos de quem entende do assunto.
Grupos e empresas com alta diversidade têm sido mais bem-vistos; diferentes perspectivas permitem um conhecimento mais aprofundado da realidade, e manter-se fixado em apenas um ponto de vista causa estagnação. Um ambiente acolhedor para diferentes estilos de vida beneficia a vivência dos envolvidos e aprimora o desempenho da empresa.
Outras ferramentas automatizadas auxiliam no processo interno de People Analytics, realizando tarefas como a análise do perfil e desempenho de funcionários, a identificação de padrões de comportamento e planejamento de ações direcionadas ao capital humano.
Related Post
Empresas familiares lideraram em práticas ESG em 2020
Você sabia que empresas familiares lideraram em práticas ESG no ano de…
Qualidades Insubstituíveis de um Líder
De acordo com a Harvard Business Review, em torno de 75% de…