Qual o papel do RH estratégico em 2023?

Separamos aqui estratégias atuais para este setor tão vital para a gerência de qualquer empresa.

1- Auxílio de sistemas automatizados

Primeiramente, sistemas de Inteligências Artificiais têm sido mais utilizados durante os processos de recrutamento e seleção de funcionários. Um exemplo são as ferramentas ATS    (Applicant Tracking System, ou Sistema de Rastreamento de Candidatos), programas que executam divulgação de vagas e triagem de currículos.

Outras ferramentas automatizadas auxiliam no processo interno de People Analytics, realizando tarefas como a análise do perfil e desempenho de funcionários, a identificação de padrões de comportamento e planejamento de ações direcionadas ao capital humano.

2- Experiência do candidato e funcionário

Hoje, uma empresa deve fazer mais que postar uma vaga e esperar que ela seja preenchida naturalmente. Recrutadores precisam gerar engajamento com candidatos em potencial, buscando uma comunicação envolvente e aberta. Desejos e preferências individuais dos candidatos devem ser considerados para assegurar um processo de integração estimulante.

O mesmo se estende à gerência de funcionários. A chamada Employee (Experiência do Funcionário) foi conceitualizada para que estes desfrutem de uma prática mais satisfatória e enriquecedora ao trabalhar. Para tal, os seguintes métodos pedem consideração: políticas de trabalho flexíveis, ambientes aptos em questões físicas, tecnológicas e culturais, atividades engajantes e benefícios substanciais e atraentes.

3- Investimento em líderes

Lideranças fortes são comprovadamente decisivas para o sucesso de um empreendimento. Mas a liderança não precisa cair sobre um só par de ombros; hierarquias mais flexíveis estão sendo mais adotadas no mercado.

Uma delas é a chamada Liderança Complementar, onde dois ou mais indivíduos ocupam posições equivalentes de liderança, ampliando a variedade de perspectivas e ângulos para encarar uma situação.

4- Gamificação

Bem conhecida no mercado, a Gamificação permanece como uma estrutura operacional válida por sua relação com o bom desempenho e estado de espírito dos participantes.

Atualmente, é mais aplicada em campanhas de endomarketing e treinamento de equipes, apresentando também potencial no recrutamento e seleção de candidatos.

5- RH Mobile

Smartphones, computadores, laptops, tablets. Com tantos aparelhos, não há motivo para que uma empresa seja gerida como anteriormente. Métodos flexíveis como o home-office ou híbrido estão cada vez mais populares entre trabalhadores, e não devem ser descartados para que uma empresa mantenha-se atualizada.

Recrutamento através de aplicativos, treinamentos e reuniões online e qualquer processo que torne-se mais pragmático através da tecnologia atual devem ser considerados. Muitos jovens trabalhadores encontram-se acostumados à realidade aumentada do mundo digital e gestores não devem ignorar este fato.

6- Diversidade

Um levantamento da Gartner apontou que 69% das empresas consultadas julgam que “diversidade” é um tópico prioritário para elas, mas nem todas sabem tratá-lo de maneira eficiente. Isso cria oportunidade para a criação de um diferencial nas mãos de quem entende do assunto.

Grupos e empresas com alta diversidade têm sido mais bem-vistos; diferentes perspectivas permitem um conhecimento mais aprofundado da realidade, e manter-se fixado em apenas um ponto de vista causa estagnação. Um ambiente acolhedor para diferentes estilos de vida beneficia a vivência dos envolvidos e aprimora o desempenho da empresa.

Outras ferramentas automatizadas auxiliam no processo interno de People Analytics, realizando tarefas como a análise do perfil e desempenho de funcionários, a identificação de padrões de comportamento e planejamento de ações direcionadas ao capital humano.

 

A governança em empresas familiares
05 jul 2022

A governança em empresas familiares

Realizar a implantação da governança, seja ela familiar, corporativa ou patrimonial, nada mais…

Independência financeira e empoderamento feminino
12 jul 2022

Independência financeira e empoderamento feminino podem andar juntos. Saiba mais!

Que a independência financeira é uma ferramenta de emancipação não é bem…

Escrito por

Thiago Sousa