O escritório na nuvem

Olhe para cima!

Onde está o futuro do trabalho? A resposta talvez esteja nas nuvens.

Ir ao escritório, com a pandemia e a ascensão do trabalho remoto, tornou-se a exceção. De acordo com dados apresentados pela IDC, na América Latina os gastos com hardware baseado em nuvem subiram 10,4% em 2020, em comparação com uma redução de 16,4% na infraestrutura de TI convencional.

Essa informação nos dá um importante indicativo de que existem grandes chances de que o futuro do trabalho não esteja nos modelos de escritório que conhecemos – e que nem tampouco podem confiar na banda larga tradicional, amplamente consumida pelos aplicativos.

Na mesma pesquisa, a IDC prevê que, até o final de 2021, cerca de 75% das grandes empresas latino-americanas irão migrar para uma infraestrutura de aplicativos centrada em nuvem duas vezes mais rápida, em comparação com o que tinham antes da pandemia; e estima que aproximadamente 35% desses gastos serão relacionados à ela.

Nesse cenário, como em qualquer outro, existem desafios. Acredita-se que a rápida adesão a essas tecnologias terá como ponto central a preocupação em gerenciar efetivamente várias nuvens quando os serviços devem ser protegidos, monitorados e pagos.

Será preciso fazer uma análise cuidadosa sobre as implementações para ver se trabalham juntas, os SLAs sejam consistentes e os custos sejam mantidos sob controle. Segurança, monitoramento de dados e gerenciamento de acesso serão, mais do que nunca, prioridade para as empresas. Entre os benefícios do ecossistema em nuvem, destacamos que ele amplia o controle dos recursos e permite um análise em tempo real, o que justifica a previsão de que rapidamente se torne a “menina dos olhos de ouro” das organizações, que já exigem um gerenciamento simultâneo na nuvem por meio de uma plataforma integrada, autorregulada e com ampla adaptabilidade. Seria um sonho? Já é quase realidade.

Enquanto isso, algumas medidas emergenciais já vem sendo adotadas para as empresas que querem acompanhar a produtividade dos colaboradores em Home office de forma segura. Confira algumas:

Converse com o setor de TI da sua empresa para buscar a solução mais adequada para manter o seu negócio funcionando sem colocar os dados de sua empresa em risco!

Empresas familiares e práticas ESG
22 jun 2022

Empresas familiares lideraram em práticas ESG em 2020

Você sabia que empresas familiares lideraram em práticas ESG no ano de…

Liderança para times híbridos, como lidar?
18 maio 2022

Os desafios de lidar com times híbridos… e liderá-los!

Mais do que home office, o “office everywhere” talvez tenha vindo para…

Escrito por

Escola Vooa

Post Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *