Qualidades Insubstituíveis de um Líder
De acordo com a Harvard Business Review, em torno de 75% de funcionários de empresas consideram seus superiores imediatos a pior parte de seus trabalhos. É um dado alarmante, e representa a ideia oposta do que um líder deve ser.
Não se torne a pior parte do trabalho de seus empregados, um alvo de piadas privativas e até a causa de desistências. Um líder pode fazer muito mais para enriquecer a experiência de seus contribuintes, retê-los e atrair novos talentos. Não deve ser um empecilho à empresa, mas uma virtude insubstituível.
Para refletir em seu papel como líder, considere estas perguntas:
Mantenho comunicação direta com meus funcionários? Conheço seus objetivos pessoais, e eles conhecem os objetivos da empresa?
Estimulo um senso de pertencimento e afabilidade no ambiente de trabalho? Meus funcionários são leais à empresa?
Estou à par com as características de cada membro da minha força de trabalho? Conheço suas qualidades, fraquezas, e trabalho em cima delas?
Dou a orientação adequada quando alguém não sabe o que fazer? Meus funcionários se sentem à vontade para tirar dúvidas ou levantar questões?
Conduzo bem questões da minha própria vida, afim de ser um bom exemplo para minha equipe?
Escuto e exercito bem o feedback que recebo?
Além da reflexão que surgirá a partir dessas perguntas, considere também os seguintes comportamentos:
Respeito à diversidade individual e cultural.
Capacidade para protagonizar.
Abertura a críticas e humildade para admitir erros.
Empatia para com os funcionários.
Autocontrole emocional, visando lidar com situações delicadas de maneira apropriada.
Encorajamento ao aprendizado, crescimento e cooperação, através de elogios, estímulos e celebrações (por menor que seja a conquista).
Humanidade para pôr as necessidades básicas de seus funcionários acima de avaliações numéricas de performance.
Um líder não deve apenas cobrar resultados; tal atitude pode gerar atrito entre gestor e empregado. Em suma: inspire, guie e fortaleça sua equipe. Crie uma conexão produtiva e benevolente; é importante que seus funcionários não lhe sigam porque devem, mas porque querem.
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